Como fidelizar clientes com uma boa gestão

O bem mais precioso de uma empresa é o cliente fiel. Não importa o tamanho dessa empresa, seja pequena ou uma multinacional, sem os clientes ela não se sustenta e todos os esforços para garantir a manutenção de clientes satisfeitos são válidos.

Clientes fidelizados ajudam a empresa não só movimentando o caixa, mas também (para não dizer principalmente) influenciando novos clientes a comprarem determinados produtos ou serviços das empresas as quais confiam.

O foco na conquista de novos clientes costuma ser tão intenso nas empresas que muitas vezes elas se esquecem da importância de trabalhar os clientes que já fazem parte da base de consumidores fieis. Conquistar novos clientes custa, em média, 5 vezes mais do que manter os clientes fiéis da empresa. Clientes fidelizados gastam cerca de 10 vezes mais do que um consumidor comum.

O processo de fidelização de clientes precisa envolver os profissionais de vendas da empresa. É um processo importante do departamento comercial que merece, inclusive, equipe exclusiva à tarefa.

A competitividade acirrada do mercado faz com que não seja suficiente apenas a oferta de produtos ou serviços de qualidade. Os clientes têm mudado de opinião sobre o que consideram excelência de atendimento e isso torna o processo mais complicado para as empresas. O diferencial está nos detalhes.

Porque investir na fidelização de clientes

Além de reduzir as despesas, a manutenção de clientes fidelizados traz inúmeros outros benefícios para as empresas, entre eles:

  • Amplia a penetração da marca através da indicação para outras pessoas;
  • Aumento no consumo e do ticket médio da empresa gerando mais lucro;
  • Redução de custos em campanhas de marketing e atração de novos clientes;
  • Possibilidade de venda de produto com valores mais altos já que o preço passa a não ser fator primordial para a compra;

As pequenas empresas ainda levam maior vantagem sobre as multinacionais, tendo a possibilidade de utilizar programas de fidelidade, que proporciona maior proximidade com os clientes. Os pequenos empreendedores têm a possibilidade de conhecer seus clientes e maior proximidade com eles.

Mas fidelizar não é apenas fazer o cliente comprar novamente na empresa. Além disso, é preciso oferecer recompensas que agregam valor aos produtos e à marca, criando um diferencial do seu negócio em relação à concorrência.

Como fidelizar os clientes

Agora você já sabe a importância de trabalhar a fidelização de seus clientes e precisa pensar em estratégias para melhorar esse relacionamento.

  1. Conheça seu cliente

A base principal para qualquer estratégia de relacionamento e fidelização de clientes é conhecê-los. Somente assim sua empresa poderá identificar quais são as melhores formas de encantar e manter os clientes próximos ao seu negócio.

Não meça esforços para conhecer as preferências e características dos clientes. É importante descobrir:

  • Quais são os valores mais importantes
  • O que eles consideram ser o diferencial da sua empresa
  • Quais meios de comunicação mais utilizados
  • Quais são as preferencias de premiação de um programa de fidelidade
  • Porque preferem a sua empresa

Essas respostas podem ser obtidas através de pesquisas de mercado, que podem ser realizadas de maneira formal ou informal.

  1. Armazene e analise as informações cadastrais dos clientes

Um sistema ERP online permite o registro de dados cadastros de clientes e a consulta sobre as preferências de compra, prazos, produtos e muitas outros dados importantes para traçar estratégias de marketing e fidelização de clientes.

Sua empresa pode ainda utilizar um programa CRM integrado que organiza as estatísticas e dá sugestões de performance para as equipes de vendas da empresa.

  1. Preocupe-se com o atendimento

O atendimento é o primeiro contato do cliente com a empresa e a equipe precisa estar treinada para fornecer um atendimento impecável. Mais uma vez é essencial conhecer os clientes para identificar o que eles consideram como qualidade de atendimento e superar suas expectativas.

É importante demonstrar comprometimento com o cliente e estar acessível para qualquer solicitação que ele possa fazer. Além disso, atendimentos rápidos que evitam filas no estabelecimentos é um diferencial, por isso, recomendamos o uso de um PDV online para que as vendas ocorram com um clique,

  1. Seja proativo e crie um programa de pós-venda

O pós-venda não significa apenas resolver problemas ou identificar a satisfação do cliente com aquela compra específica. É preciso demonstrar preocupação e o desejo de que ele retorne a efetuar compras na empresa, antecipando possíveis necessidades do cliente.

Utilizar recursos de personalização é uma ótima ideia com a oferta de produtos que possam complementar a compra já efetuada ou ainda outros que posam interessar.

A fidelização de clientes é uma prática que deve ser incentivada nas empresas. Quando ela funciona em conjunto com produtos ou serviços de qualidade e atendimento de excelência, os clientes se sentirão valorizados e darão preferência de compra para a sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *