Domínio de línguas estrangeiras pode te destacar no mercado de trabalho

O mundo está cada vez mais globalizado e isso exige a capacitação das pessoas para interagirem com outras culturas e sociedades de todo o globo. Por isso aprender um novo idioma é essencial para fazer a diferença na colocação do profissional no mercado de trabalho.

A empresa Catho produziu uma pesquisa e descobriu que o domínio de um segundo idioma pode aumentar o salário em até 52%, mas apenas 5,1% dos brasileiros têm algum conhecimento em inglês. E desses 5,1% somente 16% falam o idioma de maneira fluente, isso quer dizer que apenas 0,8% dos brasileiros são bilíngues.

No Brasil a presença das multinacionais e parcerias de empresas com instituições estrangeiras vem crescendo cada vez mais e por isso é importante realizar um curso de inglês, por exemplo. Mas existem outras línguas que podem fazer diferença no processo seletivo de uma vaga disputada e vem sendo cada dia mais valorizadas como o espanhol, francês, italiano, alemão e mandarim.

Além de colocar o profissional em um bom lugar no mercado, conhecer outro idioma permite que novas oportunidades sejam abertas e consequentemente grandes experiências, tanto profissionais quanto pessoais. Dentre elas a realização de intercâmbio, ou de uma formação profissional no exterior, bem como viagens de negócios.

O aprendizado de uma nova língua também permite o acesso a novas culturas, permite, ainda, ganhar maior consciência do mundo ao redor, e a garantia de maior acesso a informações e possibilidades de ler e debater sobre artigos, publicações e notícias em outro idioma e com outra visão mais aprofundada.

Existem muitas profissões que exigem o conhecimento de outro idioma

Existem algumas áreas profissionais que saber o inglês é essencial, pensando que essa é a língua mais falada no mundo. Mas para se destacar ainda mais aprender outros idiomas traz grandes vantagens, ainda mais pensando em trabalhar em uma multinacional.

O setor da engenharia demanda esse requisito, principalmente nas áreas de Meio Ambiente e Construção. A área de Tecnologia da Informação não para de crescer e com isso a demanda de profissionais capacitados também aumenta. Em Administração, por exemplo, onde se formam cada vez mais profissionais, saber um outro idioma é fundamental para se destacar.

Áreas da comunicação como Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e outros pedem cada vez mais pessoas que falam outra língua, por isso é importante uma especialização em um idioma. Lembrando que o mercado é amplo e há muita concorrência.

Turismo, Comércio Exterior, Finanças e Ciências também são profissões que precisam de profissionais capacitados em outra língua e que a renda pode ser bem alta. Em geral, para qualquer área ou carreira tem um idioma fluente é um conhecimento de muito valor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *