ERP: porque essa solução é importante para empresas

É muito comum que as pequenas e médias empresas tenham dúvidas sobre a necessidade de utilizar softwares ou recursos tecnológicos na gestão da empresa, pois acreditam que, por não serem grandes, conseguem desempenhar a função sem maiores problemas.

Em muitos casos, os empreendedores acreditam que o investimento necessário para a implantação desses recursos é alto e por isso nem procuram soluções tecnológicas completas que facilitem o dia a dia da empresa.

Mas estão enganados. Um sistema ERP, por exemplo, contribui para o aumento da produtividade e também para a redução de custos da empresa, aumentando a sua lucratividade.

Além disso, os softwares mais modernos são muito menos onerosos por se tratar de sistemas com armazenamento em nuvem, que eliminam a necessidade de instalação de equipamentos e de manutenções periódicas que tornavam os ERPs antigos bastante caros.

Um sistema ERP online pode se tornar uma poderosa ferramenta para que sua empresa aumente a integração entre os setores e também a competitividade no seu mercado de atuação.

As pequenas e médias empresas são as mais beneficiadas já que muitas vezes não podem contratar a quantidade de colaboradores necessária, mas possuem muitas responsabilidades.

O que é um ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial online que unifica em um apenas um sistema todos os dados essenciais dos diversos setores da empresa.

Através dele é possível realizar a gestão financeira, acompanhando fluxo de caixa, pagamentos, recebimentos, criando orçamentos, a gestão contábil, com as emissões de notas fiscais de controle de pagamentos de impostos e obrigações, gestão de recursos humanos, gestão de clientes, gestão de vendas, controle de estoque e muito mais.

As informações de cada setor da empresa são inseridas em módulos específicos que se integram, portanto as informações registradas no sistema podem ser visualizadas e utilizadas por todos os outros setores responsáveis.

Além disso, o software de gestão empresarial ERP permite a integração com outras plataformas como as de criação de lojas virtuais e e-commerce, facilitando ainda mais a inserção e organização das informações da empresa e dos clientes.

 Benefícios para a empresa

  • Organização

A desorganização de informações pode gerar grandes prejuízos às empresas, que precisam fornecer aos seus colaboradores uma visão clara de suas funções, com acesso a todas as informações necessárias para o trabalho, e os objetivos desejados.

As empresas bem organizadas são mais eficientes e alcançam melhores resultados.

  • Produtividade

A facilidade de acesso às informações e a organização gera resultados de aumento da produtividade, com a melhor integração das áreas e visualização de problemas nos processos internos.

A automação de processo oferecida pelo recurso ERP também reduz a realização de processos internos manuais e repetitivos, contribuindo para a diminuição da incidência de erros e de retrabalho.

  • Tomada de decisões

Um dos principais recursos do ERP é a possibilidade de gerar relatórios em tempo real, com informações precisas que ajudam a visualizar a empresa de forma ampla, identificando problemas e oportunidades previamente, permitindo a criação de cenários futuros.

Com esse recurso o gestor consegue ter melhor condições de tomar decisões importantes para a empresa sem receio de errar.

  • Evolução tecnológica

A tecnologia está presente em todos os aspectos da vida e as empresas precisam aproveitar os recursos disponíveis para melhorar o seu desempenho e ampliar o seu crescimento.

Os sistemas ERP têm papel fundamental na transformação digital das empresas, facilitando o reconhecimento da marca, a qualidade dos serviços, e a melhor experiência dos clientes.

  • Acessibilidade

O armazenamento em nuvem permite que todas as informações sejam acessadas de qualquer lugar e em qualquer horário, sendo necessário apenas um equipamento eletrônico e acesso à internet.

Esse recurso proporciona flexibilidade de trabalho aos colaboradores e também aos gestores da empresa, que podem acompanhar os dados mesmo durante viagens ou reuniões fora da empresa.

A utilização de servidores em rede também garante a segurança das informações, através da criptografia, e a estabilidade do sistema, além dos backups automáticos que garantem que todas as informações serão registradas no sistema diariamente.

Agora você já sabe o que é um ERP para pequenas e medias empresas e certamente percebeu as vantagens desse recurso, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Um sistema de gestão empresarial é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer. No mercado acirrado como é o atual, nenhuma empresa é pequena demais para buscar uma solução empresarial e aumentar sua competitividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *