O poder das mídias sociais para as empresas

A sua empresa pode ser grande ou pequena, estar começando ou já estar consolidada no mercado, pouco importa: a realidade é uma só – ou a sua empresa marca presença na Internet, ou ela vai ficar para trás. E todos nós sabemos que, com uma economia em crise e uma concorrência global crescendo em nível acelerado, ficar para trás não é uma opção.

Ainda assim, quando o assunto é utilizar a Internet como ferramenta para alavancar seus negócios, muitos empresários ainda apresentam uma certa relutância… Por isso, vale aqui reassegurar: não há razão alguma para se ter medo. Se bem utilizada, a Internet pode ser uma ferramenta de peso na hora de fortalecer a sua marca, tornando-a mais visível e acessível aos consumidores e potenciais novos clientes.

Existe um aspecto, em particular, do uso da Internet que merece uma atenção toda especial por parte da sua equipe gestora: trata-se do uso das mídias sociais. Vamos começar pelo começo: você sabia que existe uma diferença entre os conceitos de rede social e mídia social? Não? Então calma que a gente já te explica:

Rede Social x Mídia Social

As redes sociais são ferramentas desenvolvidas para conectar pessoas, permitindo uma interação de forma mais direta e pessoal. É o caso, por exemplo, do Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e do “primo feio” Google+. O uso de redes sociais está em franca expansão no mundo todo: até o ano passado, já éramos mais de 2,8 bilhões de pessoas conectadas através de sites ou aplicativos de redes sociais. É claro que, para além das redes mais conhecidas e genéricas, como as mencionadas anteriormente, existem ainda aquelas redes sociais que se dedicam à um setor ou nicho específico: é o caso, por exemplo, das redes TripAdvisor, que foca no segmento de viagens, turismo e hotelaria, Houzz, voltada para arquitetos e designers de interiores, e Empreendemia, voltada para empreendedores.

O conceito de mídias sociais, por sua vez, é mais amplo. Ele engloba também a noção de rede social, mas não se limita a ela. Por mídias sociais entendemos todos os meios – mídias – que permitem comunicar uma dada informação às pessoas. Redes sociais são mídias sociais, assim como também o são blogs, vídeos e newsletters, além de publicações não-digitais, como jornais e revistas. Por isso, ao defender o uso de mídias sociais para alavancar o seu negócio, deve-se pensar bem além do simples uso do Facebook.

A grande vantagem para a sua empresa, ao apostar em mídias sociais digitais, é que elas permitem uma maior interatividade entre o lead ou cliente e a sua marca. E é justamente essa interatividade que fornece os meios para o estabelecimento de uma relação de longo prazo.

Mídias sociais: como usar?

O mercado tem experimentado uma verdadeira revolução na forma de interagir com essa nova geração de consumidores. A geração anterior estava focada no produto: bastava oferecer um produto ou serviço de qualidade para garantir a satisfação do consumidor. A nova geração, contudo, está bem mais exigente e consciente das alternativas que a Internet lhe proporciona. Justamente por isso, é na experiência de compra que esses novos clientes estão focados.

A experiência de compra implica conhecer as necessidades e expectativas do seu consumidor, e ser capaz não só de atendê-las, mas de ir além. Nesse contexto, as mídias sociais são um grande aliado da sua empresa.

Através de publicações em blogs e redes sociais, a sua empresa tem a oportunidade de fazer o primeiro contato com futuros clientes, atraindo leads, e de apresentar a sua identidade de marca. É importante focar nos valores defendidos pela marca e buscar oferecer conteúdos que apresentem a visão da empresa e que sejam ao mesmo tempo relevantes e significativos para o nicho de mercado em que a sua marca atua. Criar essa identificação do consumidor com a marca tem que ser o objetivo primeiro da sua empresa ao se lançar nas mídias sociais.

Um objetivo paralelo é garantir que a sua empresa seja conhecida pelo maior número de internautas possível. As estratégias para isso são variadas: técnicas de SEO podem garantir um melhor posicionamento da sua página e das suas publicações em redes sociais nas buscas realizadas no Google e buscadores afins. Pode-se ainda investir em campanhas patrocinadas que sejam direcionadas ao seu nicho de mercado: Facebook e Google possuem ferramentas específicas para isso. Uma terceira via, que é certamente a de maior efetividade e menor custo, é investir na qualidade dos conteúdos publicados pela sua página – garantindo que sejam compartilhados nas redes sociais e que atinjam, assim, amigos e familiares dos seus leitores-alvo.

Redes Sociais: melhorar o relacionamento com cliente

Muitas empresas têm utilizado as mídias sociais, em especial as redes sociais, como um upgrade dos canais de comunicação tradicionais com os clientes. Além de permitir uma interação mais personalizada, os uso de redes sociais para comunicação direta é menos burocrático e mais ágil, do ponto de vista do cliente, agregando, assim,  valores positivos à marca.

As redes sociais permitem ainda uma avaliação mais precisa, por parte dos gestores, do alcance e receptividade do público à determinadas ideias ou produtos. Essa informação pode guiar futuras publicações e/ou ações de marketing, permitindo ir ao encontro daquilo que busca o seu público alvo, estreitando laços e construindo um relacionamento de sucesso.

Ferramentas de apoio: conheça o perfil do seu público-alvo

Para maximizar os resultados do uso de redes sociais, é recomendável buscar consultoria de especialistas em marketing digital. Entre as ferramentas oferecidas por esse segmento, estão a produção de conteúdos, uso de técnicas SEO e a gestão das redes sociais da sua empresa.

Outro ponto a se considerar é o investimento em ferramentas de gestão online, como  sistema ERP, que permitam delinear, com clareza, o seu público alvo, bem como os produtos ou serviços mais buscados pelos seus consumidores, focando em automação comercial permitindo assim o melhor controle desenvolvimento das suas ações em mídias digitais.

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