O que fazer depois da rescisão de contrato de estágio?

Dicas para os estagiários continuarem no mercado de trabalho mesmo depois do desligamento de uma empresa.

Sair de uma empresa é um processo comum, principalmente para um estagiário, que pode permanecer em uma empresa por no máximo dois anos, após esse período ele pode continuar ou passar pela rescisão de contrato. No caso de desligamento, o estudante deve procurar um novo estágio ou emprego, para adquirir ainda mais experiência profissional.

A busca por uma nova colocação não é fácil, principalmente na atual conjuntura econômica do país. É preciso estar motivado e com foco no objetivo e ter a sorte ao lado, mas além disso, depois de estagiar em uma empresa já garante uma experiência a mais para o currículo, o que pode ser um diferencial.

Antes de começar essa nova busca é preciso refletir sobre os motivos do desligamento do antigo estágio. Se o contrato foi encerrado antes do prazo estabelecido, busque entender o que levou a isso. Pode ser que a empresa está passando por problemas financeiros e reduziu funcionários, ou o estagiário não teve o desempenho esperado, por isso é importante um feedback dos chefes para saber os pontos profissionais que devem ser melhorados.

Mantenha sempre o currículo atualizado

A principal ferramenta para conseguir um estágio é o currículo, e ele precisa estar sempre atualizado, contendo todas as experiências profissionais e tempo de serviço. Ter um perfil atualizado no LinkedIn também é essencial, pois a rede é muito utilizada no meio profissional, e muitos recrutadores analisam o perfil dos candidatos no processo seletivo.

Amplie o conhecimento e as habilidades com cursos extracurriculares para ganhar um destaque no mercado de trabalho. Existem muitas opções gratuitas e online para isso, busque sempre se desenvolver profissionalmente e não demore para buscar uma nova vaga no mercado.

“Quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase faz muito sentido na área profissional, por isso, logo após a rescisão, continue participando de palestras e eventos para fortalecer seu networking, faça com que as pessoas saibam que está procurando um novo emprego, pois dessa forma alguém pode te indicar a uma vaga, por exemplo.

Caso o estagiário foi dispensado devido ao término da faculdade e não pode ser admitido na empresa que trabalha, há a opção de se inscrever nos programas trainee. Muitas empresas contratam os recém-formados para adquirirem experiência e assumirem cargos estratégicos no futuro, por isso foque nas empresas com plano de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *