Vantagens e desvantagens: onde morar?

Casa:

Vantagens:

1-    Tamanho: as casas costumam ter espaços maiores do que os apartamentos, ideal para família grandes ou até mesmo para ter seu próprio escritório em casa.

2-   Maior Liberdade: possuem quintais, o que é um alívio para quem tem animais, principalmente os de grande porte, não precisa levar para passear. Outra vantagem é a maior liberdade para receber convidados e fazer aquela festinha entre amigos.

3-   Privacidade: Se a casa tiver piscina, você pode nadar em qualquer horário, sem a presença de pessoas desconhecidas. O silêncio também se faz presente na privacidade, naquela hora que você está com dor de cabeça e não quer encontrar ninguém.

Desvantagens:

1 – Gastos: por ser uma casa apenas para sua família, o valor da manutenção com reformas, jardineiro, encanador, gás e outros gastos podem ser maior do que comparado com quem mora em condomínio, onde as despesas são divididas entre todos os moradores.

2- Segurança: por não contar com porteiro e vários moradores, morar em uma casa pode trazer a sensação de estar menos seguro, mas que pode ser resolvida hoje em dia com a instalação de câmeras, portão eletrônico e cerca elétrica.

3 – Distância: nas grandes cidades é raro encontrar casas nas regiões centrais. Elas deram lugares aos prédios e podem ser encontradas apenas em regiões mais afastadas.

Caso você escolha alugar apartamento:

Vantagens:

1- Segurança: com porteiros que permitem a entrada de apenas pessoas conhecidas e um sistema de segurança maior, morar em apartamento pode ser uma opção mais segura e dar tranquilidade para quem passa muito tempo fora.

2- Comodidade: os apartamentos podem ser encontrados nas regiões centrais da cidade, o que facilita na hora de encontrar mercados por exemplo.

3- Valor: por ser menor é mais barato do que alugar uma casa, se compararmos ambos na mesma região.

Desvantagens:

1 – Falta de Silêncio: os apartamentos têm paredes mais finas, você terá vizinhos em cima, embaixo e as algumas vezes do lado também, então é possível escutar barulho vindo dos vizinhos como aquele famoso barulho de salto alto.

2 – Espaço menor: os apartamentos costumam ser menores do que as casas. A falta de quintal pode incomodar aqueles que gostam de estar em contato com a natureza. A garagem tem um número limitado de vagas, geralmente uma vaga por apartamento.

3- Escada: alguns prédios não possuem elevadores, apenas escadas, o que pode ser muito cansativo depois de um longo dia de trabalho. Outra hipótese é você morar em um andar muito alto e acabar energia e precisar descer de escadas.

Condomínios (casa ou apartamento):

Vantagens:

1- Serviços: os condomínios oferecem algumas comodidades como piscina, área de esportes, churrasqueira. Outros serviços essenciais podem ser encontrados também, como lavanderia, serviço de limpeza e preparo de refeições.

2- Segurança: condomínio também oferece portaria 24h, câmeras de segurança e também podem contar com vigias noturnos e salva-vidas para a segurança das crianças nas piscinas.

3- Mais espaço: Para quem alugar apartamento em condomínio, uma vantagem pode ser ter mais espaço, como área para festas e jardins para passear com os animais.

Desvantagens:

1 – Localização: os condomínios têm uma área enorme e por isso ficam mais afastado das regiões centrais.

2 – Privacidade: áreas de lazer como a piscina são compartilhadas com outros moradores, o que tira a privacidade. E também há horários para a utilização dos serviços como o salão de festas.

3 – Regras: Todo condomínio tem um síndico e há regras a serem cumpridas, passível de multa, como por exemplo, som alto após determinado horário, a não permissão que convidados utilizem as áreas de lazer e também pode haver proibição de animais.

Segundo o IBGE, em 2010, o número de proprietários de casa é 86,9%, e os proprietários de apartamento 10,7%. A escolha por casas é ainda muito forte no país, mas morar em apartamento pode ser uma opção mais barata e que se encaixa melhor no seu perfil de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *